Publicidade

loading...

Allamanda cathartica - A Alamanda Amarela

16:29:00





A Allamanda cathartica é uma espécie trepadeira perene encontrada em quase todo o território brasileiro, semi-lenhosa, que ficou conhecida pelos nomes populares de Alamanda, Carolina ou Dedal de dama.
Sua folhagem é muito ornamental, composta de folhas verticiladas, ovais ou oblongas, verdes, brilhantes e espessas. Suas flores de coloração amarelo-ouro, campanuladas são o principal atrativo desta bela espécie, que atualmente é uma das mais utilizadas em projetos paisagísticos.
Seu fruto é uma cápsula bivalva contendo poucas sementes.
Sua floração se desenvolve praticamente o ano todo, mas principalmente durante a Primavera e Verão.
Deve ser cultivada em ambientes de sol pleno, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares.
Embora seu crescimento seja moderado, esta trepadeira é ideal para cobrir suportes, caramanchões, portais, muros, pérgolas e cercas, porém, deve ser tutorada inicialmente e devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas consideradas mais frágeis.
Seu cultivo adapta-se a todos os estados brasileiros, mas tem preferência por regiões mais quentes. A temperatura ideal para seu cultivo é entre 15 a 30 ºC, tolerando até 7ºC.
Para intensificar sua floração o ideal é adubá-la a cada 2 meses com NPK 04-14-08.
Esta bela trepadeira costuma sofrer com ataque de ácaros e pulgões, principalmente nas folhas mais novas, sendo necessário vistorias regulares.
Sua multiplicação ocorre por meio de sementes e estaquia cortadas durante a Primavera e Verão, dando preferência a galhos mais velhos.

É considerada uma planta tóxica , devido seu látex (espécie de leite que sai de suas folhas) que tem os efeitos fortes e por este motivo deve-se mantê-la longe do alcance de crianças e pequenos animais domésticos. A ingestão desta planta em excesso pode causar náuseas, vômitos, diarreias, cólicas e, consequentemente, desidratação. Em alguns casos, o paciente pode sofrer choque provocado pela perda de líquido no organismo. Costuma-se usá-la como planta medicinal em certas regiões do país, geralmente como laxante.








ALLAMANDA BLANCHETTI - A ALAMANDA ROXA

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links