Publicidade

loading...

Schlumbergera truncata - A Flor-de-Maio

08:58:00




Quem nunca ouviu falar da flor-de-maio ou flor-de-seda, ou ainda não se deparou com o explendor de sua delicada florada? Mas o que bem pouca gente sabe é que, esta bela espécie na verdade trata-se de um cacto.
Pertencente a família botânica Cactaceae, a Schlumbergera truncata ainda ficou conhecida por outro nome muito popular no Hemisfério Norte, Flor de Natal.


Um dos cactos mais apreciados e difundidos no Brasil é a flor-de-maio, que ao contrário do que o nome diz pode florir durante todo o período do Outono, o que lhe confere o nome de flor-de-natal no hemisfério norte. Por este motivo é campeã de vendas em floriculturas nesta época para presente. Seu caule é formado de várias artículos que destacados podem formar novas plantas. Seu cultivo é bem simples, após a floração, formam-se novos artículos que serão os responsáveis pela próxima florada. Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser de várias cores como rosas, laranjas, vermelhas e brancas. Sua beleza não encanta só os seres humanos, elas são ideais para atrair beija-flores.
Deve ser cultivado em substrato para epífitas misturado à terra vegetal, regada periodicamente, à meia-sombra. Fica muito bem isolada em vasos ou em combinação com outras epífitas, sobre árvores e paredes preparadas, uma boa dica é cultivá-la juntamente com plantas suculentas pendentes. Na hora de plantá-la dê preferência a vasos ou arandelas de boca larga, sendo que os recipientes de cerâmica podem oferecer um visual bem mais natural e muito ornamental. 
É mais comum ver o explendor de suas florações naturais entre os meses de março a junho, porém é possível estimular a planta para que haja floração em outros meses do ano.





Nome Científico: Schlumbergera truncata
Sinonímia: Epiphyllum truncatum, Zygocactus truncatus
Nome Popular: Flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-da-páscoa, flor-de-seda
Família: Cactaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Controladas
Multiplicação: Facilmente por estaquia.
Curiosidades: Pode ser estimulada a florir em todas as épocas do ano, veja como no link abaixo da postagem.





Veja Também:


FLOR DE MAIO PODE FLORIR O ANO INTEIRO?








Veja Também:


FLORES EM MEU JARDIM O ANO TODO

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. sou muito apaixonada pela flor de maio ou flor de junho, só tenho rosa com branco, gostaria de trocar algumas mudas com quem tem de outras cores, moro em Realengo,estou no facebook , rosangela roque, já agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  2. sou muito apaixonada pela flor de maio ou flor de junho, só tenho rosa com branco, gostaria de trocar algumas mudas com quem tem de outras cores, moro em Realengo,estou no facebook , rosangela roque, já agradeço de coração.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links