Publicidade

loading...

Jasmim-da-índia

22:29:00


O Quisqualis indica é um arbusto escandente de até 4 mts de altura que possui suas flores agrupadas em cachos de várias cores, quando nascem são brancas mas com o passar do tempo começam mesclar entre róseas, brancas e vermelhas, no Brasil ficou conhecido popularmente como Jasmim-da-índia ou arbusto-milagroso, mas é originário da Ásia onde é cultivado em vários jardins em forma de maciços. O Jasmim-da-índia possui suas folhas no formato elíptico, são sempre verdes e muito decorativas e alcançam até 12 cm.
Para cultivar esta bela espécie Asiática é necessário um clima ameno, um solo arenoso e rico em matéria orgânica e regas de 2 a 3 vezes por semana nos meses mais quentes e 1 vez por semana nas épocas mais frias, sua propagação pode ser feita por meio de estaquia da ponta dos ramos e os melhores meses são Dezembro, Janeiro e Fevereiro, ou seja, no Verão.
O Jasmim-da-índia precisa de muita luminosidade, mas no Verão após o plantio não suporta o sol pleno entre 10 e 17 horas, portanto, o melhor é um ambiente de meia-sombra e mesmo sendo considerada uma planta rústica e que exige poucos cuidados é necessário fazer poda todo ano para renovação, logo após o florescimento e adubar pelo menos uma vez por ano com farinha de peixe, farinha de osso ou torta de algodão na porção indicada pelo fabricante, fosforita, superfosfato, termofosfato ou adubo NPK rico em P, na quantidade indicada pelo fabricante.
O Quisqualis também pode ser conduzido como trepadeira, ideal para muros e pérgolas. Ter esta bela espécie em casa pode significar a presença de pequenos pássaros, em principal os beija-flores em seu jardim.


Nome Científico: Quisqualis indica
Nomes Populares: Jasmim-da-índia, arbusto-milagroso
Origem: Ásia
Família: Combretáceas (Combretaceae)
Porte: até 4 mts altura
Flores: várias cores, agrupadas em cachos
Floração: Primavera, Verão
Clima: ameno
Solo: arenoso, rico em matéria orgânica
Regas: constantes
Luminosidade: meia-sombra
Propagação: estaquia da ponta dos ramos
Poda: de manutenção
Adubação: NPK rico em P, 1 vez por ano
Curiosidade: pode ser educado como trepadeira para uso em pergolas ou muros


Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links