Publicidade

loading...

Kinkan - A Laranja Ornamental

01:08:00




A Kinkan é uma fruta pequena, com apenas 2 cm de diâmetro, em média, mas de grandes e reconhecidas qualidades.
Essa laranjinha é originária da Asia mais precisamente na China, e que chegou ao Japão por volta do século XIV e rapidamente ganhou o nome de Himetachibana. Atualmente é mais conhecida como Kinkan.
No século XVII portugueses já relatavam conhecer a Kinkan, mas sua efetiva chegada ao Brasil se fez através da vinda dos imigrantes japoneses que trouxeram vários exemplares da planta, espalhando-se principalmente pelo estado de São Paulo.
A Kinkan é rica em vitaminas A e C por isso é muito utilizada  no combate a gripe e também para curar a dor de garganta.
Prefere climas amenos, solos férteis, ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente, sempre em ambientes de meia sombra ou sol pleno. Periodicamente deve ser fertilizada com NPK 10-10-10.
Multiplica-se por meio de enxertia.






Nome científico: Fortunella margarita ou Fortunella japônica.
Nomes populares: Laranjinha Kinkan, Laranja de ouro, Laranja Xinxim
Origem: Asia
Floração: Primavera e Verão
Solo: fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Regulares
Porte: Até 3 mts. de altura
Clima: Ameno
Adubação: Matéria orgânica ou NPK 10-10-10
Luminosidade: Meia sombra, sol pleno
Propagação: Enxertia
Propriedades terapêuticas: Antigripal e no alívio da dor de garganta.
Usos: Utilizada na culinária, medicina caseira e como planta ornamental.
Curiosidades: Quando a fruta é doce, come-se inteira, pois até a casca é doce e muito saborosa, mas quando é muito ácida para o consumo in natura, a Kinkan deve ser cozida inteira com casca, em calda de açúcar para fazer compota.




Descrição da planta: Planta originária da Asia que na China é conhecida como Kumquat ou Chin kan (em Chinês) e Kinkan (em Japonês) que significam Laranja de ouro, já no Brasil é conhecida no Sul do País como Xinxim e nas demais regiões como Kinkan.
Bela espécie de frutífera que com o passar do tempo foi conquistando seu espaço no paisagismo e na culinária de grandes chefs da gastronomia que, descobriram suas qualidades e diferenciais exclusivos, agregando sabor a pratos sofisticados.
A Kinkan apresenta alguns outros diferenciais, como a menor quantidade de gomos por fruto, coloração diferenciada e única, sua casca é de fácil digestão e a proporção entre teores de açúcar e grau de acidez. A Kinkan é rica em vitamina C (151mg/100g), cálcio (266mg/100g), potássio (995mg/100g) e boa fonte de vitamina A, fósforo e outros micronutrientes e possui 274 Kcal/100g.
O sabor da Kinkan é um pouco diferente do sabor das laranjas tradicionais porque ela não é exatamente uma laranja. Segundo a Embrapa, a espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus, a qual pertencem as demais laranjas, tangerinas, etc.
É uma planta muito bonita, daí o seu uso como planta ornamental,ela é ideal para decorar jardins e chácaras, é de fácil manutenção, possui no máximo 3 mts de altura, não exige cuidados especiais na adubação e ainda pode ser consumida sem moderação.
Também pode ser cultivada em grandes vasos de concreto em áreas urbanas sem qualquer problema ou mesmo no jardim.
No Japão acredita-se que cultivar a Kinkan em casa traz sorte, dinheiro e felicidade, lá o preço da Kinkan é bem acessível em relação ao preço das demais frutas que geralmente são bem caras.




Postagens Relacionadas

3 comentários


  1. Olá, Parabéns pelo Blog!
    Sou da empresa Gramas Com, visite nosso site e leia dicas sobre:

    Grama São Carlos
    Como Plantar Grama
    Grama Batatais
    Grama Esmeralda
    Venda de Gramas
    Comprar Grama
    Tipos de grama
    Gramas
    Grama preço m2
    Entre outros. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual o melhor tipo de adubo para a laranjeira kinkan e o que significa um óleo amarelado e melado que está saindo do caule da minha laranjeira.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links