Publicidade

loading...

Curiosidades das Insectívoras

11:38:00


O clima de mistério que envolve o mundo das plantas carnívoras atraem muitos curiosos dispostos a conhecer mais destas enigmáticas especies e a desvendar seus segredos. Há quem pensa que uma planta carnívora devolva algo vivo em segundos, mas a verdade é que a digestão pode durar até 12 dias, dependendo da espécie e do tamanho da planta e da presa,
Até para um ser humano é difícil capturar uma mosca mesmo com movimentos rápidos, agora imagine uma planta estática fazer esta proeza, na verdade as carnívoras atraem sua presas com cores vivas e odores (adocicados ou podres), estes mecanismos é que garantem o sucesso da "caça" aos insetos, que iludidos pela estratégia da planta acabam virando banquete.
Ao ser capturado não adianta o inseto lutar pela fuga, pois esta ação irá estimular a produção de enzimas e dar início a digestão. Algumas espécies de plantas carnívoras contam, ainda, com ajuda de microrganismos para sintetizar o alimento ingerido. A fuga de dentro de uma carnívora só acontece com os restos do inseto que não foi digerido pela planta, mas aí já é tarde demais.
Com pedras, gravetos ou demais corpos estranhos que por ventura venham a cair dentro da planta, imediatamente são identificados como não sendo alimento e são expelidos para fora da planta.
Os mecanismos de captura das carnívoras podem ser divididos em 3 tipos de armadilhas:
Folhas colantes (No caso da Dionea, as folhas se fecham para prender a vítima), urna alagada (Nas Nepenthes, o bicho desliza pelas paredes e se afoga no fundo de um bolsão) e bico adesivo (A Drosera, espécie mais comum no Brasil, tem pelugem grudenta nas folhas. Elas se curvam sobre a presa para devorá-la).
As armadilhas da espécie Dionea são utilizados em média de dez a 12 vezes durante seu tempo de vida.











Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links