Publicidade

loading...

Perigo - Comigo-ninguém-pode

11:23:00



COMIGO-NINGUÉM-PODE (Dieffenbachia picta Schott)
Planta comum na maioria dos lares brasileiros pela cultura tradicional repassada através dos tempos de que determinadas plantas possuem poder para espantar azar, mau-olhado e oferecer proteção. Esta crendice popular serviu de combustível para a propagação em massa desta bela e perigosa folhagem.
Mas por que esta espécie é tóxica? O caule e as folhas têm cristais de oxalato de cálcio, substância que provoca inflamações no corpo.
Quando mastigada, a planta fere as mucosas da boca, faringe e cordas vocais. A inflamação causa inchaços que impedem a passagem do ar e podem levar à asfixia
A vítima deve receber cuidados médicos em hospital onde certamente receberá analgésicos contra a inflamação e passará por uma lavagem gástrica.

Dica: Tomar leite e óleo de oliva ajuda a eliminar a toxina
Curiosidade: Nos Estados Unidos, ela é conhecida como "cana de mudo", já que o inchaço impede a pessoa de falar até que a inflamação melhore. Todas as variações desta espécie são igualmente tóxicas, afastar do alcance de crianças e pequenos animais domésticos ajuda a evitar acidentes. 

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links